Gatos

Porque os gatos adoram água a correr?

Já pensou na razão que leva os gatos a preferir água a correr do que parada?

Os gatos têm hábitos curiosos. A internet, cheia de vídeos virais com os bichanos a fazer coisas peculiares, está aí para comprovar. E alguns dos vídeos mais comuns são os gatinhos nos lavatórios, a tentar beber água das torneiras. Mas por que será que eles preferem beber água a correr, muito mais do que da água parada na tigela?

Os gatos domésticos passaram por um processo evolutivo até se tornarem animais de estimação. Eles são descendentes de gatos selvagens, e por isso ainda possuem seu extinto ancestral.

Quando eles viviam na natureza selvagem, aprenderam que era muito mais seguro consumir a água a correr do que em poças onde ela estava parada. É uma estratégia interessante. A água parada tem muito mais risco de estar contaminada por vírus e bactérias do que a água a correr.

Além disso, a temperatura da água a correr é mais agradável. Nos dias de calor, a água que sai da torneira costuma estar mais fria do que a água parada no bebedouro.

Por fim, mas não menos importante, os gatos são como crianças. Não perdem uma hipótese de brincar. E a água em movimento, fazendo barulho, é sempre bem mais divertida do que aquela água parada e monótona na tigela.

Para os donos que se incomodam com essa prática e estão fartos de ver os seus gatos a subir aos lavatórios de casa, existem algumas formas de tentar quebrar esse hábito.

Afastar o bebedouro da tigela de comida pode ser uma boa ideia. Alguns gatos ficam incomodados quando os dois recipientes ficam muito próximos (restos de comida podem cair na água, e eles odeiam água suja). Outra alternativa é comprar bebedouros que fazem a água se movimentar. Os bichanos adoram!

Fonte de água inteligente para cães e gatos

Petkit fonte de água

E o seu gato, também prefere água a correr? Conte-nos tudo nos comentários.

Deixe um Comentário