Cães Cães e Gatos Donos de Animais Gatos

Porque os cães lambem e os gatos roçam!

O mundo animal tem alguns comportamentos estranhos que não sabemos interpretar. Algumas atitudes que intrigam os donos de cães e gatos são as lambidelas nas mãos ou o acto de se esfregar nas pernas das pessoas. Mas por que os nossos amiguinhos fazem isso? Será um sinal de afecto?

No caso dos cães, a lambidela tem mais de um significado. O primeiro é que, sim, você está certo: o cão lambe a sua mão ou rosto porque está feliz em vê-lo e quer demonstrar isso.

Mas existe um outro motivo menos higiénico. O suor humano tem um sabor salgado, muito apreciado pelos cães. Ou seja, o seu cão lambe-o porque estava com saudades e porque você… bem… é saboroso! 🙂

Os cães lambem e os gatos roçam porque gostam de si!

Os cães lambem e os gatos roçam porque gostam de si!

Já o ritual de boas vindas dos gatos é bastante diferente. Muitos humanos são recebidos em casa com o gatinho a enroscar-se nas pernas e a esfregar o corpo contra os tornozelos dos humanos. Será que é um gesto de afecto?

A resposta é sim e não. Os gatos esfregam-se nos seus donos para marcar território. Ao passar o corpo no humano (e em outros objectos) o gato diz para si mesmo e para os outros animais que aquele humano (ou objecto) lhe pertence.

A boa notícia é que eles só agem assim em coisas ou pessoas que lhe são familiares e queridas. Portanto, é tanto um gesto de afecto como de controlo.

E você, como é recebido em casa pelos seus animais? Conte-nos tudo nos comentários.

Deixe um Comentário