Cães Cães e Gatos Gatos

Ração vegetariana para cães e gatos: sim ou não?

Ultimamente, muito se tem falado em ração vegetariana para animais de estimação. Se quer saber mais sobre o assunto, leia o artigo que preparámos para si.

A dieta vegetariana assenta principalmente na ideia de não comer outros animais, que têm sentimentos tal como nós. Havendo alternativas vegetais, os vegetarianos preferem esta opção, também por questões ambientais. E em relação aos nossos animais de estimação? Será indicado dar-lhes uma ração vegetariana?

Tanto no caso dos humanos como nos animais há opiniões muito diferentes e controvérsias. Reunimos alguma informação para que possa tirar as suas conclusões.

Lembramos que a Petness não tem opinião formada sobre este assunto e não defende nenhuma teoria em concreto. Fazemos sim questão de oferecer aos nossos clientes os produtos que procuram, e por isso temos disponíveis gamas de rações vegetarianas, para os donos que são adeptos deste tipo de opção alimentar para os seus animais.

Ração vegetariana para cães

Schesir ração vegetariana para cães

 

O vegetarianismo em Portugal

O vegetarianismo tem encontrado cada vez mais adeptos pelo mundo. Em Portugal, estima-se que cerca de 120 mil pessoas são vegetarianas. Pode parecer pouco, mas há dez anos esse número era apenas de 30 mil pessoas. Com o crescimento do vegetarianismo, um novo mercado foi criado: o de animais domésticos que são alimentados com ração vegetariana. Mas será que esse tipo de dieta faz bem aos bichinhos? Leia o nosso artigo e tire as suas conclusões.

A dieta vegetariana para animais é um assunto cercado de polémicas. Por um lado, seria incoerente, por parte dos vegetarianos, abster-se de comer animais e, ao mesmo tempo, alimentar seus bichinhos de estimação com produtos feitos por outros animais.

Por outro lado, cães e gatos têm necessidades proteicas muito superiores aos dos humanos. Assim, uma dieta estritamente vegetariana pode causar problemas de saúde aos animais. Isso não significa, no entanto, que eles não podem viver sem comer carne. Os animais de estimação podem sim ter uma dieta vegetariana desde que os alimentos fornecidos atendam a todos os requisitos nutricionais de cada espécie.

Luposan Veggie ração vegetariana

Luposan ração vegetariana confeccionada a frio

Cães podem ser vegetarianos; Gatos exigem maior cuidado

Os cães possuem boa adaptabilidade à dieta vegetariana, pois são seres omnívoros (animais com capacidade para metabolização de diferentes classes alimentícias), como os humanos. Já no caso dos gatos, os cuidados precisam ser redobrados, pois são animais exclusivamente carnívoros.

Donos de animais que queiram ter gatos vegetarianos devem estar atentos aos valores nutricionais das rações encontradas no mercado. Elas devem conter taurina (um aminoácido indispensável para os gatos, que é encontrado em grandes quantidades em músculos), iodo; vitaminas B1, B2 e B3; e fósforo.

A taurina encontrada nas rações vegetarianas é sintética, ou seja, não é extraída de outros animais. Esse aminoácido essencial para a saúde dos gatinhos é extraído, em pequenas quantidades, de algas, amêndoas, avelãs, feijão, grão-de-bico, lentilhas, grão de soja e sementes de abóbora. Assim, os humanos vegetarianos que desejam um mundo mais justo para os animais podem continuar criando seus gatinhos em casa sem colocar em risco bovinos, caprinos ou peixes.

Alerta: dieta apenas com vegetais pode causar a morte dos gatos

É importante que os donos de animais de estimação estejam atentos às recomendações dos especialistas antes de mudar a dieta de seus gatos. Alimentar os felinos apenas com vegetais – sem a complementação nutricional indicada – pode causar a morte desses animais.

Em 2013, na Austrália, um casal vegetariano decidiu retirar da dieta de seu gatinho qualquer alimento de origem animal. O felino, chamado Roger, passou a ser alimentado apenas de batatas, leite de arroz e massas. O resultado foi quase trágico. Roger precisou ser levado às pressas a um hospital veterinário, bastante debilitado. O gatinho só se recuperou depois de passar alguns dias sendo alimentado com carne.

Como se pode ver, cães e gatos podem sim ser alimentados com ração vegetariana, desde que seus donos se certifiquem de que a ração possui todos os nutrientes necessários para que os bichinhos tenham uma vida longa e saudável. Em caso de dúvidas, converse com um veterinário sobre os riscos e benefícios desse tipo de dieta.

Gostou do artigo? Compartilhe-o nas redes sociais.

Deixe um Comentário