Effinol é um tratamento e prevenção de infestações por pulga e carraças. O produto pode ser utilizado como parte de uma estratégia de tratamento para o controlo da dermatite alérgica às pulgas (DAF).
Tratamento de infestações por piolho picante em cães (Trichodectes canis) e gatos (Felicola subrostratus).
O fipronil é um insecticida e acaricida da família do fenilprazol. Actua inibindo o complexo GABA, ligando-se ao canal do cloreto e bloqueando assim a transferência pré e pós-sináptica de iões de cloreto através das membranas celulares. Isto resulta numa actividade descontrolada do sistema nervoso central e na morte de insectos e ácaros.
É eficaz contra as infestações por carraças até 1 mês. No caso de piolhos da cabeça, se necessário, repetir o tratamento 4 semanas após a primeira
tratamento após 4 semanas a partir da primeira aplicação.
Vantagens:
- Tratamento e prevenção de infestações por pulga e carraças.
- O produto pode ser utilizado como parte de uma estratégia de tratamento para o controlo da dermatite alérgica às pulgas (DAF).
- Tratamento de infestações por piolho picante em cães (Trichodectes canis) e gatos (Felicola subrostratu).
Contra-indicações:
- Não administrar a animais doentes (doenças sistémicas, febre) ou convalescentes.
- Não administrar aos coelhos, pois podem ocorrer reacções adversas ao produto ou mesmo a morte.
- Não utilizar em caso de hipersensibilidade à substância activa ou a qualquer um dos excipientes.
Pós-uso e administração:
- Os animais devem ser pesados de forma precisa antes do tratamento.
- Para molhar a pelagem até à pele, aplicar 3 a 6 ml por kg de peso corporal (7,5 a 15 mg de substância activa por kg de peso corporal), dependendo do comprimento da pelagem: 3 ml/kg de peso corporal para animais de pêlo curto até 6 ml/kg de peso corporal para animais de pêlo longo.
- A dose pode ser alcançada com 6 a 12 pulverizações por kg de peso corporal do formato 100 ml, ou com 2 a 4 pulverizações do formato 250 ml ou 500 ml.
- Como parte da estratégia de tratamento para o controlo da dermatite alérgica às pulgas, recomenda-se uma aplicação mensal aos animais alérgicos e a todos os animais que vivem nas suas proximidades.
- O medicamento veterinário é activo até 2 meses contra as pulgas. É eficaz contra as infestações por carraças até 1 mês. No caso de piolhos, se necessário, repetir o tratamento 4 semanas após a primeira aplicação.
- Na ausência de estudos de segurança, o intervalo mínimo entre tratamentos é de 4 semanas.
Modo de administração:
- Pulverizar o medicamento veterinário sobre todo o corpo do animal e aplicar a uma distância de aproximadamente 10-20 cm.
- Aplicar na direcção oposta ao crescimento do cabelo e assegurar-se de que todo o pêlo é molhado.
- Parte do pêlo, particularmente em animais de pêlo longo, de modo a permitir que o medicamento veterinário penetre na pele.
- Deixá-lo secar naturalmente.
- Não secar a toalha.
Composição: Cada ml contém:substância activa:Fipronil...2,5 mg,Excipientes:,Copovidona,Álcool isopropílico,Água purificada